Dividir para conquistar
O ano começou com muito trabalho e mudanças na Região Oeste. Devido ao aumento da abrangência da Região Oeste de Franca, a SME de Franca achou melhor que nossa região fosse dividida em duas. Agora temos a Região Oeste I e Região Oeste II. Essa opção tem como objetivo o melhor atendimento aos alunos, pois é essa a missão da SME.
Para maior entendimento, fazemos nessa postagem a apresentação da nova forma da Região Oeste.
Região Oeste I:
Caracterização da escola:
A Região Oeste I é constituída por quatro escolas de Ensino Fundamental e duas de Educação Infantil que atende crianças de 4, 5 e 6 anos de idade. A sede se localiza na EMEB Profª. Guiomar Ferreira da Silva, no Jardim Martins.
Atendemos 561 alunos com 22 classes, sendo 11 no período da manhã e 11 no período da tarde. Temos 07 classes de 1º ano, 08 de Educação Infantil fase II e 07 de Educação Infantil fase I. Essa região compreende as escolas:
EMEB Profª. Guiomar Ferreira da Silva. (Sede da Região)
Rua dos Guaranis, nº. 1105 – Jardim Martins.
Biografia do patrono:
A professora Guiomar Ferreira da Silva nasceu na cidade de Uberaba, MG, em 28 de abril de 1920. Filha de Vicente Ferreira da Silva e Maria Dutra da Silva, cursou a escola primária em Cristais Paulista. Mudou-se para Franca em 1933. Formou-se contadora em 1940, concluiu o curso de normalista em meados de 1943, começando assim seu trajeto como professora. Lecionou em escolas de fazendas por alguns anos. Após prestar concurso, foi efetivada na cidade de Paranapuã – SP, onde prestou serviços como mestra por dois anos. Removeu-se para Franca, para junto de seus familiares, onde passou a lecionar na escola Mista da Vila Raycos por um período de oito anos. Na escola E.E.“Profª Nadeide de Oliveira Scarabucci” na Vila São Sebastião ocupou o cargo de diretora por dois anos, e em seguida voltou a lecionar em dois períodos de onde sai aposentada em data de 12 de abril de 1992. Faleceu no dia 6 de junho de 1993.
A escola atende 201 crianças, com oito classes em funcionamento, quatro no período da manhã, sendo duas classes (1º ano) e duas classes (fase II) e quatro no período da tarde sendo uma classe (fase II em continuidade) e três classes (fase I).
Possui quatro salas de aula; uma secretaria; um almoxarifado; uma cozinha; quatro banheiros, um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade, assim estando preparada para receber alunos com deficiência física, além de contar com vagas para estacionamento e rampas. Possui também uma área coberta e externa gramada com três mesas de cimento grande com quatro bancos e três mesas de cimento pequenas também com quatro bancos e uma casinha de boneca de alvenaria.
EMEB Prof. Edejarme Malaquias Mendes.
Rua Orestes Tristão, nº. 1181 - Jardim Dermínio.
Biografia do patrono:
Professor Edejarme Malaquias Mendes nasceu em Cristais Paulista Estado de São Paulo no dia 12 agosto de 1940. Filho de Martins Malaquias Mendes e Rosa Ana Malaquias Mendes. Sendo que teve quatro irmãos: Maria Bibiane Mendes, Alcino Luis Mendes, José Francisco Mendes e Paulino Malaquias Mendes. Edejarme foi pai de quatro filhos: Angélica Mendes, Edejarme Malaquias Mendes Júnior, Daiana Helena Silva Mendes e Ana Carolina Silva Mendes. Em sua trajetória escolar cursou o primário na Escola Rural da Santa Cruz e em Ponta Grossa estudou como seminarista, por 9 anos. Como professor de Matemática trabalhou em São Paulo no bairro Tatuapé. Em Franca lecionou em escolas tradicionais da cidade como: Pestalozzi, Homero Alves, Otávio Martins de Souza, se destacando como sendo, excelente professor e conhecedor da Matemática. Faleceu em 25 de novembro de 1992, aos 52 anos.
A escola atende 221 crianças, com oito classes em funcionamento, quatro no período da manhã sendo uma classe (1º ano), uma classe (fase II) e duas classes (fase I) e quatro no período da tarde sendo duas classes (1º ano) e duas classes (fase II).
Possui quatro salas de aula; uma diretoria; uma cozinha; um almoxarifado, quatro banheiros, sendo um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade; uma área coberta; uma área externa gramada com mesinhas de cimento e bancos e também uma casinha de boneca de alvenaria. A escola está preparada para receber alunos com deficiência física, com vagas para estacionamento e rampas.
EMEB Profª. Irany Pimentel Facuri.
Rua: Doutor João Deocleciano Luz, nº. 495 - Jardim Califórnia.
Biografia do patrono:
A Professora Irany Pimentel Facuri nasceu no dia 14 de janeiro de 1919 em Patrocínio Paulista Estado de São Paulo. Filha de Olinto Pimentel de Ulhôa Cintra e Mariana Alves de Ulhôa. Seus irmãos: Dr. Luiz Pimentel. Dr. Décio Pimentel, Prof.ª Djanira Pimentel Leandro, Prof.ª Maria Luiza Pimentel e Prof.ª Maria Helena Pimentel Nascimento. Casou-se com Dr.Chafi Facuri em 16 de dezembro de 1943 e teve 3 filhos: Dr. Taufick Facuri, Dr. Antônio Gabriel Facuri e Dr. Chafi Facuri Filho. Professora Irany de família tradicional de pedagogas iniciou seus ensinamentos em Patrocínio Paulista na Escola Rural de Humaitá. Depois transferiu para a Escola Barão da Franca e, posteriormente, para a escola Coronel Francisco Martins, até sua aposentadoria. Sempre com muita dedicação e carinho, teve oportunidade de alfabetizar inúmeras crianças ganhando delas enorme apreciação. Faleceu em 7 de outubro de 1979.
A escola atende 49 crianças em duas classes em funcionamento, uma em cada período, sendo uma classe (1º ano) no período da manhã e uma classe (fase II) no período da tarde.
Possui uma sala de aula; uma cozinha; três banheiros, um masculino, um feminino e um de acessibilidade; uma pequena área coberta e área externa cimentado e as laterais gramada. A escola está preparada para receber deficientes físicos, com vagas para estacionamento e rampas.
EMEB Profª. Maria Queiroz D’Andréa.
Rua Jacintho Retucci, s/nº - Vila Pedigoni.
Biografia do patrono:
A professora Maria Queiroz D´Andrea nasceu em 31 de julho de 1924, em São José da Bela Vista, filha de Sebastião Queiroz e Maria Margarida Pires de Queiroz, os quais tiveram mais três filhos, Diva Maria Queiroz, Vanda Queiroz e Celso Queiroz. Formou-se pela Escola Normal Torquato Caleiro no ano de 1943, onde recebeu a Cadeira Prêmio, ingressando no magistério na cidade de Magda, posteriormente transferindo-se para o Grupo Escolar de São José da Bela Vista e finalmente para o Grupo Escolar Coronel Francisco Martins da cidade de Franca. Casou-se em 29 de Janeiro de 1950 com Vicente de Paula D’Andréa, tendo quatro filhos: Mônica, Margarida, Ângela e Alexandre. Destes vieram seus netos Maria Mônica, Fernanda, Paula, Jean, Franco, Luciano, Manoelito, Karen e Fernando. E, destes, seus bisnetos: Felipe, Rafael, Bruno, Túlio, Vitória e Vitor Hugo. Vitimada de um trágico acidente automobilístico, faleceu em 14 de Abril de 1968.
A escola atende 90 crianças com quatro classes em funcionamento, duas no período da manhã, sendo uma classe (1º ano) e uma classe (fase II) e duas no período da tarde, sendo duas classes (fase I).
Possui duas salas de aula; cozinha; três banheiros, sendo um masculino, um feminino e um para funcionários; uma pequena área coberta e área externa gramada, com uma casinha de boneca de alvenaria.
A estrutura física de cada escola é bastante variada, algumas com mais espaço que outras. As salas são de tamanhos diferentes, algumas possuem armários de alvenaria e outras não. Não há muito espaço para as aulas de Educação Física ou lazer das crianças. Os mobiliários são razoáveis, em todas as escolas há rádio, televisão, vídeo e DVD, que foram comprados através de promoções organizadas pelas professoras, sendo que a EMEB Profª Guiomar Ferreira da Silva e a EMEI Prof. Ederjarme Malaquias Mendes, possuem computadores com impressora adquiridos através de promoções organizadas pela equipe gestora, professoras, pais da APM e a participação da comunidade escolar.
Em geral, as escolas atendem a própria demanda. A EMEB Guiomar Ferreira da Silva possui lista de espera para as crianças nascidas no 2º semestre de 2004, 1º e 2º semestre de 2005, 1º e 2º semestre de 2006, e no começo de 2007, ou seja, para o 1º ano e para a Educação Infantil, e a EMEI Edejarme Malaquias Mendes possui lista de espera de crianças nascidas no 2º semestre de 2005, 1º e 2º semestre de 2006, e no começo de 2007, ou seja, para a Educação Infantil. Vale ressaltar que estas crianças não aceitam estudar em outras escolas.
Durante o período de acolhimento na rede, são realizadas entrevistas individuais com os pais ou responsáveis. Através desta ação, o professor toma conhecimento da realidade social, afetiva e psicológica como os casos de doenças, deficiências e inclusão de seus alunos.
Equipe Gestora:
Diretora: Maria Emilia Soares Monteiro
Pedagoga: Sueli Boungarte Zucolo
Coordenadora Pedagógica: Vanda Marques da Silva.
Região Oeste II:
Caracterização da escola:
A Região Oeste II é constituída por três escolas de Ensino Fundamental e uma de Educação Infantil que atende crianças de 4, 5 e 6 anos de idade. A sede se localiza provisoriamente no ano de 2011 na EMEB Profª. Maria Helena Teixeira, no Jardim Francano.
Atendemos 582 alunos com 26 classes, sendo 15 no período da manhã e 11 no período da tarde. Temos 07 classes de 1º ano, 10 de Educação Infantil fase II, sendo destas 3 Educação Infantil fase II em continuidade , 09 de Educação Infantil fase I. Essa região compreende as escolas:
EMEB Profª. Maria Helena Teixeira. (Sede Provisória da Região)
Avenida Paulino Pucci, 965. Jardim Francano.
Atende 87 crianças, com quatro classes em funcionamento, duas no período da manhã, sendo uma classe (1º ano) e uma classe (fase II) e duas no período da tarde sendo uma classe (fase II) e uma classe (fase I).
Possui duas salas de aula, uma sala pequena usada pela equipe gestora; uma secretaria; uma cozinha; quatro banheiros, um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade, assim estando preparada para receber alunos com deficiência física, além de contar com vagas para estacionamento e rampas. Possui também uma área interna coberta e externa gramada.
EMEB Prof. Walter Costa.
Rua Emílio Bruxelas, nº. 3556 – Parque São Jorge.
Atende 166 crianças, com oito classes em funcionamento, quatro no período da manhã sendo duas classes (1º ano) e duas classes (fase II) e quatro no período da tarde sendo uma classe (fase II Continuidade) e três classes (fase I).
Possui quatro salas de aula; uma cozinha; quatro banheiros, sendo um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade; uma área coberta; uma área externa gramada A escola está preparada para receber alunos com deficiência física, com vagas para estacionamento e rampas.
EMEB Prof. Augusto Marques.
Rua Água Santa, nº 500 - Vila Nova.
Biografia do Patrono: O professor Augusto Marques nasceu na cidade de Atibaia (SP), em 1881. Dedicou a sua vida ao magistério. Foi casado com Augusta Alves Ferreira. Cresceu analfabeto devido a dificuldades, mas quis estudar e foi atrás dos seus sonhos. Com muito esforço conseguiu atingir seus objetivos. Teve várias profissões neste tempo como: guarda-livros, contador e, claro, professor, considerada sua grande paixão. Chegou a ingressar na Força Pública e chegou a ser sargento, mais por um problema de vista abandonou. Retornou para o magistério e fundou a escola Ateneu Francano, onde em 1929 formou a primeira turma de contadores. Augusto Marques faleceu no dia 04 de março de 1942, em Franca, onde viveu maior parte da sua vida.
A escola atende 286 alunos, com doze classes em funcionamento, sendo oito no período da manhã, sendo quatro classes (1º ano) – transportadas para o Colégio Champagnat e quatro (fase II) sendo uma delas em continuidade e quatro no período da tarde sendo todas (fase I).
Possui quatro salas de aula; uma diretoria; uma cozinha; um almoxarifado e quatro banheiros, sendo um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade. Está preparada para receber alunos com deficiência física, com vagas para estacionamento e rampas. Possui uma área coberta e uma pequena área externa.
EMEI Profª. Enelzita Gomide.
Rua Francisco Marcolino, nº 700 - Vila Santos Dumont.
Biografia do Patrono: A Professora Enelzita Gomide nasceu em 14 de novembro de 1899 na Fazenda Jaguará distrito de Sacramento em Minas Gerais. Filha de Alfredo Antônio Gomide e Alzira Maria Gomide. Enelzita teve cinco irmãos, permaneceu cursou o primário no Grupo Escolar Coronel Francisco Martins e, assim que terminou o curso primário foi convidada para ser professora substituta efetiva no Grupo, pois, não havia Escola Normal na cidade naquela época, sendo que quando abriu a Escola Normal Livre de Franca ela foi a primeira a ser matriculada no curso, que funcionava no Torquato Caleiro.Lecionou para crianças do primeiro ao quarto ano primário durante quarenta anos.Destacou-se por ser uma das grandes escritoras de Franca em que escreveu vários livros dentre eles: “Minhas Crônicas, Minhas Crônicas II, Natureza em 1990, Retalhos de Minha Alma em 1997 e Saudades em 2002”. Faleceu em 10 de julho de 2006, aos 107 anos.
A escola atende 43 crianças, com duas classes em funcionamento, uma em cada período, sendo uma classe (fase II) no período da manhã e uma classe (fase I) no período da tarde.
Possui uma sala de aula; quatro banheiros, sendo um masculino, um feminino, um para funcionários e um de acessibilidade; uma cozinha; um almoxarifado; duas pequenas áreas cobertas e uma área externa. Esta EMEI funciona em prédio cedido pelo Estado (CIRETRAN).
A estrutura física de cada escola é bastante variada, algumas com mais espaço que outras. As salas são de tamanhos diferentes, algumas possuem armários de alvenaria e outras não. Não há muito espaço para as aulas de Educação Física ou lazer das crianças. Os mobiliários são bons, em todas as escolas há rádio, televisão, vídeo e DVD, que foram parte comprados através de promoções organizadas pelas professoras, sendo que na Emeb Profº Augusto Marques, possui computador com impressora adquirido através de promoções organizadas pela equipe gestora, professoras, pais da APM e a participação da comunidade escolar.
Em geral, as escolas atendem a própria demanda. A EMEB Augusto Marques, possui lista de espera de crianças nascidas em abril de 2006 a março de 2007, ou seja, para a Educação Infantil Fase I, A Emei Enelzita Gomide possui lista de espera para crianças nascidas em abril de 2006 a março de 2007 ou seja, para a Educação Infantil Fase I. Durante o período de acolhimento na rede, são realizadas entrevistas individuais com os pais ou responsáveis. Através desta ação, o professor toma conhecimento da realidade social, afetiva e psicológica como os casos de doenças, deficiências e inclusão de seus alunos.
Equipe Gestora:
Diretora: Gisele Borges Campos
Pedagoga: Silvana Aparecida Silva
Coordenadora Pedagógica: Marina Scarabuci
0 comentários:
Postar um comentário